Sites Grátis no Comunidades.net

 As Profecias Para o Tempo Presente e Futuro


Rating: 2.8/5 (82 votos)




ONLINE
1





Sábado ou Domingo?

Sábado ou Domingo?

Se me amais guardareis meus mandamentos”, esta é a palavra do Senhor. “Lembra-te do dia de Sábado para o santificar”, este é um de Seus mandamentos. Não estaríamos pecando ignorando o quarto mandamento? Nosso Pai ordenou a nós que lembrássemos do dia do Sábado, no entanto, nós o esquecemos, e fomos de encontro a Sua palavra.

          Enganam-se os homens quando supõem que Deus mudou o dia santo para o Domingo. Nós sabemos que a Bíblia é a palavra de Deus, no entanto não há um único versículo em toda a Escritura que Ele nos ordene santificar outro dia. A palavra domingo nem ao menos aparece na Bíblia, porque ela é posterior a formação do cânon do Novo Testamento, embora sempre tenha existido como primeiro dia da semana.

         Após a vinda de Cristo a Terra, algumas práticas, como a circuncisão e o sacrifício de cordeiro, foram mudadas. Elas eram simbólicas, e encontraram em seu objeto, Cristo, o seu cumprimento definitivo, perdendo o seu significado. Mas a santificação do Sábado não era apenas um costume, a santificação do Sábado é um mandamento.

         Após a entrada do pecado, através de Adão e Eva, foi instituído o sacrifício de cordeiros primogênitos. Eles representavam o Cristo que um dia viria para ser sacrificado, como um cordeiro, e, com o sangue de Seu sacrifício, purificar-nos-ia de nossos pecados. Jesus veio, e cumpriu-se a profecia, portanto, a partir daquele tempo, não mais houve necessidade dos sacrifícios de cordeiros.

         A circuncisão foi instituída com Abraão, e servia como sinal do concerto entre Deus e Abraão, e todo o filho homem de Abraão seria circuncidado, para que ele se reconhecesse como pertencente ao povo de Deus. Naquele tempo, apenas a nação de Abraão (que depois se tornou a nação de Israel, que era Jacó) seguia ao Senhor. E todas as outras nações jamais se curvariam perante Deus, conforme podemos observar nos primeiros livros da Bíblia. A circuncisão então representava a nação de Israel, que era o povo de Deus. A circuncisão não se faz mais necessária hoje (ver em Romanos 2:17-29), já que o povo de Deus está dividido entre todas as nações.

         Todos estes costumes foram introduzidos após o pecado. O Sábado era santo já antes do pecado (Gênesis 2:3). Adão e Eva guardavam o Sábado. Eles não precisavam sacrificar um cordeiro, porque não havia pecado algum a ser limpo pelo sangue de Cristo. Eles não precisavam da circuncisão, pois não havia um povo que seguia a Deus e outros que não seguiam. Mas eles guardavam o Sábado, pois havia um dia que o seu Deus santificara, um dia que servia para lembrar toda a semana da criação, tudo o que Deus tinha criado. Ainda enquanto o mundo era perfeito, o Sábado era Santo.

         Pergunto então, queria Deus para nós que não fizéssemos aquilo que era feito no tempo em que o mundo ainda era perfeito? Não é objetivo de Deus voltar a este mundo e levar-nos para uma Terra perfeita? Por que então ele nos mandaria fazer o contrário do que era feito nesta Terra? E se a Terra vai ser novamente igual ao Éden, não seria o Sábado o dia santo da nova Terra? Não devemos nos preparar para estar nessa Terra? Então, não deveríamos guardar o Sábado? Teria Deus entrado em contradição? Penso que não.

         Não se enganem pensando: “Os apóstolos guardaram o Domingo”. Antes examinem as escrituras, e percebam que nada foi dito a esse respeito. “Sede meus imitadores, assim como eu sou de Cristo” disse Paulo em 1o Coríntios 1:11. Jesus guardou o Sábado conforme diz o evangelho de Lucas: “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de Sábado, segundo o seu costume, na sinagoga, e levantou-se para ler.” Jesus tinha comunhão com Deus durante o Sábado, em Sua igreja. Cada palavra de cada versículo da Bíblia tem uma mensagem para nós hoje. Não era o costume de Cristo entrar na sinagoga; era o costume de Cristo entrar no dia de Sábado na sinagoga.

Jesus guardava o Sábado. “Sede meus imitadores, assim, como eu sou de Cristo” disse Paulo. Não guardava Cristo o Sábado? Paulo estaria sendo imitador de Cristo sem guardar o Sábado? Estaremos sendo imitadores de Cristo sem guardar o Sábado? De forma alguma. “Porque o Filho do Homem é o SENHOR DO SÁBADODisse Jesus em Mateus 12:8. “Chegando o SÁBADO, passou Jesus a ensinar na sinagoga” Marcos 6:2. Ele deixou um exemplo a ser seguido.

Há muitas evidências de que os apóstolos tinham o Sábado como dia santo. “Mas eles, atravessando de Perge para a Antioquia da Pisídia, indo num SÁBADO à sinagoga assentaram-se” Atos 13:14; “Ao saírem eles, rogaram-lhes que, no SÁBADO seguinte, lhes falassem estas mesmas palavras” Atos 13:42. “No SÁBADO, saímos da cidade para junto do rio, onde nos pareceu haver um lugar de oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que para ali tinham concorrido” Atos 16:13. Todos os apóstolos guardavam e santificavam o sétimo dia da semana, o Sábado. “Paulo, como tinha por COSTUME, foi ter com eles; e por três SÁBADOS disputou com eles sobre as Escrituras” Atos 17:2. “E TODOS OS SÁBADOS disputava na sinagoga, e convencia a judeus e gregos” Atos 18:4. Eles tinham predileção pelo Sábado, mas certamente não teriam se achassem que o Sábado perdera seu valor como dia santo.

Nunca, jamais!  De forma alguma os apóstolos disseram que o dia santo não era o Sábado. Menos ainda Jesus; pelo contrário, Ele disse: “Não penseis que vim REVOGAR a lei ou os profetas; não vim revogar, vim para CUMPRIR. Porque em verdade vos digo: até que o céu e a terra passem, nem um i ou um til jamais passará da lei até que TUDO se cumpra” Mateus 5:17-18.

Eis quem instituiu o Domingo como dia santo: “A mais antiga documentação da observância do Domingo como imposição legal é o edito de Constantino, em 321 a.D., que decreta que as cortes de justiça, os habitantes das cidades e o comércio em geral, devessem repousar no Domingo, excetuando-se apenas os que se empenhavam em trabalhos agrícolas”, texto extraído da Enciclopédia Britânica. Os homens tornaram o Domingo, que significa “Dia do deus-Sol”, dia santo, conforme a ordem de Constantino, quando disse: “Que todos os juízes, e todos os habitantes da cidade, e todos os mercadores e artífices descansem no venerável dia do Sol”. Lembrem-se do que nos diz as escrituras: “Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens”. Amém.

“Disse mais o SENHOR a Moisés: Tu, pois, falarás aos filhos de Israel e lhes dirás: Certamente, guardareis os meus sábados; pois é sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Portanto, guardareis o sábado, porque é santo para vós outros; aquele que o profanar morrerá; pois qualquer que nele fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, porém o sétimo dia é o sábado do repouso solene, santo ao SENHOR; qualquer que no dia do sábado fizer alguma obra morrerá.” Êxodo 31:12-15. Deus abençoou e santificou o Sábado na criação e, ELE próprio, descansou neste dia, por isso o Sábado é a aliança entre Deus e o Seu povo. “Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles, para que soubessem que eu sou o SENHOR que os santifica” Ezequiel 20:12. “Sábado de descanso solene vos será [...] de uma tarde até a outra tarde celebrareis o vosso sábado” Levíticos 23:32.

Sim, os apóstolos guardavam o Sábado. Os profetas guardavam o Sábado. Cristo, Senhor do Sábado, também guardava o Sábado. E você? Aproveite esta oportunidade e tome logo sua decisão, antes que seja tarde...

Se quiser saber mais sobre o Sábado leia:

Texto de Joelson Moura e Lucas Livingstone 


Gênesis 2:2-3

Ora, havendo Deus completado no dia sétimo a obra que tinha feito, descansou nesse dia de toda a obra que fizera. Abençoou Deus o sétimo dia, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que criara e fizera.


Êxodo 16:21-26

Colhiam-no, pois, pela manhã, cada um conforme o que podia comer; porque, vindo o calor do sol, se derretia. Mas ao sexto dia colheram pão em dobro, dois gômeres para cada um; pelo que todos os principais da congregação vieram, e contaram-no a Moisés. E ele lhes disse: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, sábado santo ao Senhor; o que quiserdes assar ao forno, assai-o, e o que quiserdes cozer em água, cozei-o em água; e tudo o que sobejar, ponde-o de lado para vós, guardando-o para amanhã. Guardaram-no, pois, até o dia seguinte, como Moisés tinha ordenado; e não cheirou mal, nem houve nele bicho algum. Então disse Moisés: Comei-o hoje, porquanto hoje é o sábado do Senhor; hoje não o achareis no campo. Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é o sábado; nele não haverá.


Êxodo 20:8-11

Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus. Nesse dia não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o estrangeiro que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou; por isso o Senhor abençoou o dia do sábado, e o santificou.


Êxodo 31:12-17

Disse mais o Senhor a Moisés: Falarás também aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis os meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós pelas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor, que vos santifica. Portanto guardareis o sábado, porque santo é para vós; aquele que o profanar certamente será morto; porque qualquer que nele fizer algum trabalho, aquela alma será exterminada do meio do seu povo. Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia será o sábado de descanso solene, santo ao Senhor; qualquer que no dia do sábado fizer algum trabalho, certamente será morto. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações como pacto perpétuo. Entre mim e os filhos de Israel será ele um sinal para sempre; porque em seis dias fez o Senhor o céu e a terra, e ao sétimo dia descansou, e achou refrigério.


Êxodo 35:2

Seis dias se trabalhará, mas o sétimo dia vos será santo, sábado de descanso solene ao Senhor; todo aquele que nele fizer qualquer trabalho será morto.


Ezequiel 20:12
Demais lhes dei também os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e eles; a fim de que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica.

Isaías 56:2
Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se abstém de profanar o sábado, e guarda a sua mão de cometer o mal.

Isaías 58:13-14
Se desviares do sábado o teu pé, e deixares de prosseguir nas tuas empresas no meu santo dia; se ao sábado chamares deleitoso, ao santo dia do Senhor, digno de honra; se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem te ocupando nas tuas empresas, nem falando palavras vãs; então te deleitarás no Senhor, e eu te farei cavalgar sobre as alturas da terra, e te sustentarei com a herança de teu pai Jacó; porque a boca do Senhor o disse.

Ezequiel 44:24
No caso de uma controvérsia, assistirão a ela para a julgarem; pelos meus juízos a julgarão. E observarão as minhas leis e os meus estatutos em todas as minhas festas fixas, e santificarão os meus sábados.

Ezequiel 20:20
E santificai os meus sábados; e eles servirão de sinal entre mim e vós para que saibais que eu sou o Senhor vosso Deus.
 

Século I

“Quase todas as igrejas do mundo celebram os sagrados mistérios [da Ceia do Senhor] no sábado de cada semana.”

Socrates Scholasticus, Eccl. History
 

“Então a semente espiritual de Abraão (os cristãos) fugiram para Pela, do outro lado do rio Jordão, onde encontraram um lugar de refúgio seguro, e assim puderam servir a seu Mestre e guardar o Seu Sábado.”

Eusebius’s Ecclesiastical History

 

Filo, filósofo e historiador, afirma que o sábado correspondia ao sétimo dia da semana.


Século II

“Os cristãos primitivos tinham grande veneração pelo sábado, e dedicavam o dia para devoção e sermões. ...Eles receberam essa prática dos apóstolos, conforme vários escritos para esse fim.”

D. T. H. Morer
(Church of England)
Dialogues on the Lord’s Day
Londres, 1701

Século III

“Desde o tempo dos apóstolos até o Concílio de Laodicéia (364 d.C.), a sagrada observância do sábado dos judeus persistiu, como pode ser comprovado por muitos autores, não obstante o voto contrário do concílio.”

John Ley
Sunday a Sabbath
Londres, 1640
 

“Pelo ano 225 d.C., havia várias dioceses ou associações da Igreja Oriental, que guardavam o sábado, desde a palestina até a Índia.”

Mingana Early Spread of Christianity


Século IV

“Na igreja de Milão (Itália), o sábado era tido em alta consideração. Não que as igrejas do Oriente ou qualquer outra das restantes que observavam esse dia, fossem inclinadas ao judaísmo, mas elas se reuniam no sábado para adorar a Jesus, o Senhor do sábado.”

Dr. Peter Heylyn
History of the Sabbath
Londres, 1636
 

“Por mais de 17 séculos a Igreja da Abissínia continuou a santificar o sábado como o dia sagrado do quarto mandamento.”

Ambrósio de Morbius

 

“Ambrósio, famoso bispo de Milão, disse que quando estava em Milão, guardou o sábado, mas quando passou a morar em Roma, observou o domingo. Isso deu origem ao provérbio: ‘Quando você está em Roma, faça como Roma faz’.”

Dr. Peter Heylyn

History of the Sabbath
Londres, 1636
 

Pérsia 335-375 d.C. Eles [os cristãos] desprezam nosso deus do Sol.

 

“Eles [os cristãos] desprezam nosso deus do Sol. Zoroastro, o venerado fundador de nossas crenças divinas, não instituiu o domingo mil anos antes em honra ao Sol cancelando o sábado do Antigo Testamento? Os cristãos, contudo, realizam suas cerimônias religiosas no sábado.”

O’Leary
The Syriac Church and Fathers

Século V

“Agostinho [cujo testemunho é mais incisivo pelo fato de ter sido um devotado observador do domingo] mostra... Que o sábado era observado em seu dias ‘na maior parte do mundo cristão’.”
Nicene and Post-Nicence Fathers Série 1, Vol. 1, págs. 353 e 354
 

“No quinto século a observância do sábado judaico persistia na igreja cristã.”

Lyman Coleman
Ancient Christianity Exemplified, pág. 526

Século VI

“Neste último exemplo, eles [a Igreja da Escócia] parecem ter seguido o costume do qual encontramos vestígios na primitiva igreja monástica da Irlanda, ou seja, afirmavam que o sábado era o sétimo dia no qual descansavam de todas as atividades.”

W. T. Skene

Adamman’s Life of St. Columba, 1874, pág 96
 

Sobre Columba de Iona: “Tendo trabalhado na Escócia por trinta e quatro anos, ele predisse clara e abertamente sua morte, e no dia 9 de junho, um sábado, disse a seu discípulo Diermit: ‘Este é o dia chamado sábado, isto é, o dia de descanso, e como tal será para mim, pois ele colocará um fim aos meus labores’.”

Butler’s Lives of Saints
Artigo sobre “St. Columba”

Século VII

“Parece que, nas igrejas célticas primitivas, era costume, tanto na Irlanda quanto na Escócia, guardar o sábado... como um dia de descanso. Eles obedeciam literalmente ao quarto mandamento no sétimo dia da semana.”

Jas. C. Moffatt
The Church on Scotland
 

Disse Gregório I, Papa de Roma (590-604): “Cidadãos romanos: chegou a meu conhecimento que certos homens de espírito perverso têm disseminado entre vós coisas depravadas e contrárias à fé cristã, proibindo que nada seja feito no dia de sábado. Como eu deveria chamá-los senão de pregadores do anticristo?”


Século VIII

Índia, China, Pérsia, etc. “Abrangente e persistente foi a observância do sábado entre os crente da igreja Oriental e dos Cristãos de São Tomás da Índia, que jamais estiveram ligados a Roma. O mesmo costume foi mantido entre as congregações que se separaram de Roma após o concílio de Calcedônia, como por exemplo, os abíssimos, jacobitas, marionitas e armênios.”

New Achaff-Herzog
Enciclopedia of Religious Knowledge
Artigo intitulado “Nestorians”

Século IX

“O papa Nicolau I, no nono século, enviou ao príncipe governante da Bulgária um extenso documento dizendo que se devia cessar o trabalho no domingo, mas não no sábado. O líder da Igreja Grega, ofendido pela interferência do papado, declarou o papa excomungado.”

B. G. Wilkinson, Ph.D
The Truth Triumphant, pág. 232

Século X

“Os seguidores de Nestor não comem porco e guardam o sábado. Não crêem em confissão auricular nem no purgatório.”

New Schaff-Herzog Encyclopedia
Artigo “Nestorians”